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Integração Regional, FIR e Ferrovias Autorizadas: O Novo Ciclo de Desenvolvimento do Brasil
Editorial 11 de dezembro de 2025 Por: José Roberto Barbosa CEO da Petrocity e presidente da Associação Brasileira das Ferrovias Autorizadas O Brasil só alcançará um desenvolvimento econômico equilibrado e sustentável quando tratar a infraestrutura como prioridade estratégica de Estado. Um país continental, com produção distribuída pelo interior, não pode permanecer refém de uma logística concentrada, cara e excessivamente dependente do transporte rodoviário de longo curso. A
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há 2 dias2 min de leitura


Com ferrovias privadas, empresas querem traçar trilhos para o desenvolvimento do ES
Com localização privilegiada e propícia para o escoamento de mercadorias de todo o país, o Espírito Santo tem direcionado esforços para ampliar a malha ferroviária, principalmente para conectar-se a complexos portuários e para fortalecer a cadeia logística. Uma alternativa para destravar investimentos é apostar em empreendimentos privados. Além dos projetos desenvolvidos pelo governo federal, como a EF 118, há quatro projetos de ferrovias, apresentados por empresas, que aguar
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há 4 dias3 min de leitura


Potencial estratégico do Norte do ES para o desenvolvimento do Estado e do Brasil
O Norte do Espírito Santo representa hoje uma das regiões mais promissoras do território capixaba e, indiscutivelmente, uma das mais estratégicas para a logística nacional. E quando se fala em Norte fala-se em toda a região acima do rio Doce, incluindo o que se convencionou chamar de Noroeste. Com características marcantes de produtividade agrícola, posição geográfica privilegiada e vocação natural para a expansão logística e industrial, trata-se de um território que reúne to
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28 de nov.2 min de leitura


Ferrovia: trem que ligará Brasília ao litoral do Espírito Santo poderá transportar passageiros no futuro
Previsão para o início da construção é a partir de 2027 A construção da Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek deverá avançar entre 2030 e 2031, quando está prevista a entrega do novo corredor ferroviário que cruzará Brasília e chegará a São Mateus , no Espírito Santo . O traçado ultrapassa 1.300 quilômetros e alcança 38 municípios em Goiás e Minas Gerais . O empreendimento nasce como uma das maiores apostas da expansão ferroviária nacional. A iniciativa integra o programa f
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18 de nov.2 min de leitura


Infraestrutura forte, País grande
A infraestrutura é o pilar que sustenta o desenvolvimento de uma nação. Nenhum país se torna grande sem uma base sólida de transportes, energia e comunicações. É por meio da infraestrutura que se reduz o custo Brasil, se conecta o território e se promove o crescimento equilibrado entre as regiões. No caso brasileiro, o fortalecimento da malha ferroviária surge como uma das soluções mais eficazes para modernizar a logística nacional. O novo marco regulatório criou o ambiente n
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3 de nov.2 min de leitura


Transporte ferroviário: um eixo estratégico para o desenvolvimento econômico e social
Ao longo da história, as ferrovias sempre estiveram no centro do progresso das nações. A capacidade de transportar grandes volumes de cargas e passageiros com eficiência logística e impacto ambiental reduzido torna o transporte ferroviário um vetor essencial para a competitividade, a integração territorial e a redução das desigualdades regionais. No Brasil, esse movimento ganha novo fôlego com o avanço das ferrovias autorizadas — um marco regulatório inaugurado em 2021 que ab
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7 de out.2 min de leitura


A importância e as potencialidades das ferrovias autorizadas no Brasil
O Brasil vive um momento decisivo na consolidação de um novo modelo ferroviário: as ferrovias autorizadas. Criadas a partir do marco regulatório de 2021 (Lei nº 14.273/21), essas ferrovias inauguram um ambiente de maior flexibilidade, agilidade e protagonismo do capital privado na infraestrutura de transportes. Trata-se de um avanço histórico para um país que, há décadas, convive com uma matriz logística desbalanceada e, excessivamente, dependente do modal rodoviário. É funda
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2 de out.3 min de leitura


Opinião – Chamamento Público: Por que deve ser com infraestrutura privada
A Lei nº 14.273/2021 trouxe um novo paradigma regulatório no setor ferroviário brasileiro, ao instituir o regime de autorização ferroviária. Diferentemente da concessão tradicional, a autorização foi concebida como um instrumento de ação e exploração privada, caracterizado pela liberdade de iniciativa, pelo risco integral do investidor e pela ausência de reversão obrigatória dos ativos ao final do contrato. Entretanto, a utilização do chamamento público para o reaproveitament
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2 de out.6 min de leitura


Frente das ferrovias quer linha de crédito exclusiva no BNDES
Grupo de 20 senadores e 12 deputados articula financiamento especial para destravar projetos parados desde 2021 Antes mesmo de completar um dia de oficialmente lançada, a Frente Parlamentar Mista das Ferrovias Autorizadas (Frenfer) já se articula para convencer o BNDES a criar uma linha de crédito específica para o setor, com juros subsidiados e condições especiais. A ideia é oferecer financiamento a empresas que assumiram autorizações de ferrovias privadas, mas que hoje não
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25 de ago.2 min de leitura
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